SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue4Listeria ssp. in beef carpaccio and resistance profile to antimicrobial agentsPepper extracts as a repellent, insecticide and anti-feeding activity on the maize weevil author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Arquivos do Instituto Biológico

On-line version ISSN 1808-1657

Abstract

SANTOS, Janayna Jordânia Nunes dos et al. Desafios de adequação à questão ambiental em frigorífcos na cidade de São Luís, Maranhão: diagnóstico de situação. Arq. Inst. Biol. [online]. 2014, vol.81, n.4, pp.315-321. ISSN 1808-1657.  https://doi.org/10.1590/1808-1657000062013.

O presente trabalho foi realizado com o objetivo de elaborar um diagnóstico dos desafios de adequação à questão ambiental em frigorífcos na cidade de São Luís, Maranhão. Para a realização deste estudo foram efetuadas entrevistas e coletas de amostras de efluente líquido em três frigorífcos que abatem bovi-nos, no período de setembro a dezembro de 2012. Foram anali-sadas também as ações empreendidas e a postura da empresa com relação às questões ambientais. Os impactos ambientais do abate de bovinos na cidade de São Luís, Maranhão, envolve uma série de questões, com destaque para o armazenamento e transporte incor-reto dos resíduos sólidos, alta dependência de água, emissão de efluentes em desconformidade com a legislação vigente e libera-ção de odor fétido. A partir das entrevistas foi possível constatar que as principais limitações das empresas para a sustentabilidade ambiental são a não valorização do meio ambiente e a ausência de uma liderança para defesa e difusão dessa questão. Dessa forma, conclui-se que os frigorífcos na cidade de São Luís, Maranhão, não estão preocupados em manter seu processo produtivo sem causar danos ao meio ambiente.

Keywords : resíduos; efluentes; abate de bovinos; sustentabilidade ambiental.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )