SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 issue1RADIOGRAPHIC ALIGNMENT OF CERVICAL SPINE ON A SAMPLE OF ASYMPTOMATIC SUBJECTSAPPLICABILITY OF THE COBB ANGLE MEASUREMENT IN IDIOPATHIC SCOLIOSIS USING SCANNED IMAGING author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Coluna/Columna

Print version ISSN 1808-1851On-line version ISSN 2177-014X

Abstract

MACHADO, LUCAS CASTRILLON CARMO et al. ANÁLISE TOMOGRÁFICA DAS VÉRTEBRAS CERVICAIS SUBAXIAIS EM CRIANÇAS DE 0 A 12 ANOS. Coluna/Columna [online]. 2017, vol.16, n.1, pp.17-21. ISSN 2177-014X.  http://dx.doi.org/10.1590/s1808-185120171601163228.

Objetivo:

Análise tomográfica e anatômica das vértebras cervicais em crianças de zero a doze anos de idade para verificar a possibilidade de passagem de parafuso de massa lateral.

Métodos:

Foram analisadas retrospectivamente 25 tomografias de coluna cervical de crianças entre 0 e 12 anos de idade, admitidas no pronto socorro do Hospital das Clínicas de São Paulo. Foram aferidas as seguintes medidas: largura e comprimento das massas laterais no corte axial; largura e altura no corte coronal; altura, comprimento e diâmetro diagonal no corte sagital. As variáveis estudadas foram correlacionadas com a idade e o sexo dos indivíduos e submetidas a análise estatística.

Resultados:

Por meio da análise de medidas tomográficas de 20 pacientes, foi verificada a correlação entre idade e dimensões das massas laterais, sendo estas maiores a partir dos 6 anos. Já em relação ao sexo, foram verificadas medidas maiores no sexo masculino em todos os eixos. Com relação à passagem dos parafusos, tivemos apenas 22 massas (11%) com impossibilidade de uso. Porém, quando estratificados pela idade, notamos não haver pacientes com impedimento para uso do parafuso de massa lateral após os 6 anos.

Conclusão:

O estudo analisou as medidas de 200 massas laterais, possibilitando inferir que existe aumento das suas dimensões com a idade e no sexo masculino. Através dos dados, foi possível afirmar que nesta amostra, considerando-se os implantes disponíveis no mercado, o parafuso de massa lateral poderia ser utilizado em 89% das massas laterais.

Keywords : Coluna vertebral; Tomografia computadorizada por Raios X; Vértebra cervical áxis; Criança.

        · abstract in English | Spanish     · text in English     · English ( pdf )