SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1A tecnologia a serviço da segurança pública: caso PMSC mobileResolução eletrônica de conflitos em agências reguladoras índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Direito GV

versão On-line ISSN 2317-6172

Resumo

OLIVEIRA, Fabiana Luci de  e  CUNHA, Luciana Gross. Os indicadores sobre o Judiciário brasileiro: limitações, desafios e o uso da tecnologia. Rev. direito GV [online]. 2020, vol.16, n.1, e1948.  Epub 23-Mar-2020. ISSN 2317-6172.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201948.

O objetivo deste artigo é avaliar a produção de dados sobre as atividades do Judiciário, verificando suas limitações em termos de confiabilidade e instrumentalidade. Dentro da grande área Direito e Tecnologia, o foco principal dos estudos tem sido o impacto da tecnologia nas profissões jurídicas e nos serviços prestados pelos operadores da Justiça. Este artigo joga luz sobre o uso da tecnologia na gestão das atividades jurisdicionais do Estado, mais especificamente no Poder Judiciário, a fim de propor aspectos a serem incorporados para a transformação das estatísticas judiciais em informações capazes de subsidiar políticas públicas que tenham como finalidade não apenas a gestão judicial, mas, sobretudo, o aperfeiçoamento da prestação jurisdicional.

Palavras-chave : Poder Judiciário; estatísticas judiciais; eficiência; tecnologia; administração da Justiça.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )