SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.16 número1O FUTURO DOS ESCRITÓRIOS DE ADVOCACIA (E DOS ADVOGADOS) NA ERA DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIALEntraves ao governo aberto na Justiça Federal brasileira índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Direito GV

versão On-line ISSN 2317-6172

Resumo

JOHNSON, David W.. DESENVOLVIMENTO DA MEDIAÇÃO ON-LINE: “APENAS ADICIONAR TECNOLOGIA” ENFRAQUECE O PRINCIPAL OBJETIVO DA MEDIAÇÃO?. Rev. direito GV [online]. 2020, vol.16, n.1, e1946.  Epub 30-Mar-2020. ISSN 2317-6172.  http://dx.doi.org/10.1590/2317-6172201946.

As normas para a resolução de disputas se desenvolveram junto com a comunicação humana, literalmente milhares de anos antes da internet. A mediação surgiu como um sistema social que detém normas específicas de cada cultura e regras que as expressam. Até hoje, a mediação opera como um sistema de significados profundamente humano. Este artigo analisa se tais normas específicas para a mediação, testadas e refinadas com o tempo, serão transferidas, relativamente intactas, para o ambiente virtual. Para isso, será analisado como os designers constroem e implementam os ambientes virtuais e sua decorrente automatização tecnológica. Contudo, para realizar isso da melhor maneira os designers devem, em primeiro lugar, identificar, entender e respeitar os valores, a ética e o propósito implícitos nessas normas intergeracionais.

Palavras-chave : Mediação negociada; sistemas; design; emersão; autopoiese; ética.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )