SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.76 issue4Audiological evaluation in workers exposed to noise and pesticide author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

SANTOS, Luiz Carlos Oliveira dos; BATISTA, Olívio de Medeiros  and  CANGUSSU, Maria Cristina Teixeira. Caracterização do diagnóstico tardio do câncer de boca no estado de Alagoas. Braz. j. otorhinolaryngol. (Impr.) [online]. 2010, vol.76, n.4, pp.416-422. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1590/S1808-86942010000400002.

O câncer de boca, no Brasil, ainda apresenta altos níveis de incidência e mortalidade, com diferentes características da doença no território nacional. A maioria dos casos é diagnosticada tardiamente, porém há uma grande chance de cura quando tratado no início. OBJETIVO: Avaliar os fatores relacionados ao diagnóstico tardio do câncer de boca no estado de Alagoas. MATERIAL E MÉTODOS: Foi realizado um estudo prospectivo transversal em 74 pacientes portadores de carcinoma espinocelular da cavidade bucal diagnosticados em um hospital em Alagoas, no período de julho de 2007 a setembro de 2008. Foi realizada uma entrevista semiestruturada, obtendo-se dados sociodemográficos, profissional procurado, início dos sintomas, encaminhamento e estágio clínico do tumor no momento do diagnóstico. RESULTADOS: De acordo com os resultados obtidos neste estudo, os pacientes procuraram mais o médico que o dentista quando apresentaram uma lesão na boca, sendo encaminhados pelo dentista sempre em um estágio avançado da doença. CONCLUSÕES: Esse estudo sugere a necessidade de programas de educação continuada da população e profissionais para a identificação de sintomas precoces da doença, porém necessita de outras investigações.

Keywords : diagnóstico bucal; epidemiologia; neoplasias bucais.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )

 

Creative Commons License All the contents of this journal, except where otherwise noted, is licensed under a Creative Commons Attribution License