SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.80 issue1Influence of smoking isolated and associated to multifactorial aspects in vocal acoustic parametersOral manifestations resulting from chemotherapy in children with acute lymphoblastic leukemia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

ANDRADE, Kelly Cristina Lira de et al. A importância do reflexo estapédico evocado eletricamente no implante coclear. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2014, vol.80, n.1, pp.68-77. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.5935/1808-8694.20140014.

Introdução:

A determinação da área dinâmica do implante coclear é um dos procedimentos mais importantes em sua programação. O uso de medidas objetivas, em especial a do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente, pode contribuir para a definição deste campo, principalmente em crianças ou em indivíduos com múltiplos comprometimentos, pois fornecem valores específicos que servem como base no início da programação do implante coclear.

Objetivo:

Verificar por meio de uma revisão a utilização do limiar do reflexo estapédico evocado eletricamente durante o processo de ativação e de mapeamento do implante coclear.

Métodos:

Levantamento bibliográfico nas plataformas Pubmed e Bireme e nas bases de dados MedLine, LILACS e SciELO, com buscas padronizadas até setembro de 2012, utilizando-se palavras-chave. Para a seleção e avaliação dos estudos científicos levantados, foram estabelecidos critérios, contemplando os seguintes aspectos: autor, ano/local, grau de recomendação/nível de evidência científica, objetivo, amostra, faixa etária, média de idade em anos, testes avaliativos, resultados e conclusão.

Resultados:

Dos 7.304 artigos encontrados, 7.080 foram excluídos pelo título, 152 pelo resumo, 17 pela leitura do artigo, 43 eram repetidos e 12 foram selecionados para o estudo.

Conclusão:

O reflexo estapédico evocado eletricamente é capaz de auxiliar na programação do implante coclear, principalmente em pacientes que apresentam respostas inconsistentes.

Keywords : Implante coclear; Perda auditiva; Reflexo acústico.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )