SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.81 issue2Tinnitus prevalence in the city of São PauloAssessment of mucosal changes associated with nasal splint in a rabbit model author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

Print version ISSN 1808-8694

Abstract

LIMA, Leonardo Santos et al. Prevalência de sintomas depressivos em pacientes com fissuras labiopalatinas. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2015, vol.81, n.2, pp.177-183. ISSN 1808-8694.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.01.004.

INTRODUÇÃO:

Fissuras labiais e/ou palatinas (FL/Ps) representam as anomalias craniofaciais mais comuns.

OBJETIVOS:

Avaliar a prevalência de sintomas depressivos em crianças e adolescentes não sindrômicos com FL/P (FL/PNS).

MÉTODO:

Foi realizado um estudo observacional de caso-controle com uma amostra populacional de conveniência, com um grupo caso (61 pacientes com FL/PNS, tendo idades entre 7 a 17 anos) e um grupo controle (61 pacientes clinicamente normais). Ambos os grupos foram selecionados na mesma Instituição.

RESULTADOS:

Sintomas depressivos foram observados no grupo caso (FL/PNS), mas não houve diferenças estatisticamente significantes quando comparado com o grupo controle. Não foi encontrada associação entre os dois grupos (caso e controle) em relação às variáveis sociodemográficas: gênero, idade e educação.

CONCLUSÕES:

Este estudo observou a prevalência de sintomas depressivos em crianças e adolescentes com FL/PNS de uma população geográfica localizada, embora os resultados não tenham sido estatisticamente significantes quando comparado com o grupo controle, não justificando assim a utilização de instrumentos rastreadores de sintomas depressivos na população analisada.

Keywords : Fenda palatina; Fissura labial; Depressão; Criança; Adolescente.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )