SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.82 número3Miringoplastia endoscópica transcanal: série de casos em um serviço universitárioReconhecimento de fala em indivíduos com perda auditiva neurossensorial índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Brazilian Journal of Otorhinolaryngology

versão impressa ISSN 1808-8694versão On-line ISSN 1808-8686

Resumo

LARANGEIRA, Fabiane Rodrigues et al. Nasalidade de fala e nasometria nas fissuras labiopalatinas. Braz. j. otorhinolaryngol. [online]. 2016, vol.82, n.3, pp.326-333. ISSN 1808-8686.  https://doi.org/10.1016/j.bjorl.2015.05.017.

Introdução:

A avaliação perceptiva é considerada padrão-ouro para avaliar a nasalidade de fala. Vários procedimentos são utilizados para coletar e analisar os dados percebidos, o que a torna suscetível a erros. Por isso, há uma preocupação crescente na procura de métodos que possam aperfeiçoá-la.

Objetivo:

Descrever e comparar os resultados da nasalidade de fala obtidos por meio de julgamento ao vivo, Teste de Hipernasalidade (THIPER), julgamento de gravações por juízes e nasometria.

Método:

Estudo retrospectivo de 331 pacientes com fissura labiopalatina unilateral operada. Foi realizada a análise dos resultados do julgamento da nasalidade ao vivo e por meio de gravações por juízes, do THIPER e da nasometria. Os dados foram coletados do prontuário dos pacientes, com exceção do julgamento das gravações das amostras de fala, que foi realizado por juízes múltiplos.

Resultados:

Foram obtidas porcentagens mais altas de ausência de hipernasalidade no julgamento ao vivo e no THIPER, com resultados iguais entre ambas (79%). Porcentagens menores de ausência de hipernasalidade foram obtidas no julgamento das gravações por juízes (66%) e para a nasometria (57%).

Conclusão:

Os melhores resultados entre as quatro modalidades de avaliação da nasalidade de fala foram obtidos para as realizadas ao vivo (julgamento por um fonoaudiólogo e THIPER).

Palavras-chave : FISSURA PALATINA; FALA; MEDIDA DA PRODUÇÃO DA FALA; DIAGNÓSTICO; INSUFICIÊNCIA VELOFARÍNGEA.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )