SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

versão On-line ISSN 1809-4341

Resumo

RAPOSO, Otávio. "This is Iraq. People are afraid." Resistance and mobilization in the Maré favelas (Rio de Janeiro). Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2014, vol.11, n.1, pp.11-49. ISSN 1809-4341.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-43412014000100001.

A violência entre os grupos criminosos que disputam a hegemonia do tráfico de drogas nas favelas e a intervenção das forças de segurança do Estado nesses territórios promovem um clima de opressão e medo que intensifica a segregação a que historicamente os seus moradores foram relegados. Na Maré, bairro do Rio de Janeiro formado por dezesseis favelas, atuam algumas das mais poderosas facções do tráfico e os confrontos armados e a ação truculenta da polícia são frequentes. É nesse contexto que moradores da Maré e organizações locais mobilizaram-se contra as contínuas violações dos direitos humanos, após um recrudescimento dos conflitos. A proposta deste artigo é debater a problemática da violência no Rio de Janeiro, apresentando algumas das lutas sociais que a população da Maré protagonizou nesse período. Relato também a minha entrada no bairro, expondo os cuidados que fui obrigado a ter para evitar surpresas desagradáveis que poderiam pôr em causa a pesquisa, bem como a minha integridade física.

Palavras-chave : violência; favela; segregação; cidadania; mobilização.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons