SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.11 número2Respect, Dignity and Rights. Ethnographic registers about community policing in Rio de Janeiro índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Vibrant: Virtual Brazilian Anthropology

versão On-line ISSN 1809-4341

Resumo

ZALUAR, Alba. Sociability in crime. Culture, form of life or ethos?. Vibrant, Virtual Braz. Anthr. [online]. 2014, vol.11, n.2, pp.12-46. ISSN 1809-4341.  https://doi.org/10.1590/S1809-43412014000200001.

Este artigo discute como os laços sociais primários constituídos na sociabilidade ou no mundo da vida - o mundo da experiência cotidiana que faz parte do que é natural e esperável - pode ser dominado ou mesmo colonizado por sistemas econômicos e político-institucionais. Focaliza a importância da teoria do crime organizado em redes transnacionais para compreender os etos ou disposições para a guerra exibidos por jovens pobres e vulneráveis que vivem nas favelas do Rio de Janeiro. Explora as associações político-econômicas e as interpenetrações culturais entre a política local e o crime profissionalizado; as conexões dos empreendimentos ilegais com os legais, as passagens entre os desvios e o mundo convencional; as conexões entre o sistema econômico do tráfico, com a estrutura de poder resultante de atividade ilícita, e o mundo da vida dos pequenos vendedores de drogas, suas famílias e seus vizinhos.

Palavras-chave : reciprocidade; sociabilidade; mundo da vida; jovem pobre; favela; crime organizado; socialização violenta; dilema de disposições.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons