SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número1Estratégias discursivas e representações do Projecto de Lei Agrária (1974) no jornal La TierraJornalismo de variedades: cartografia de uma especialidade da imprensa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844

Resumo

DELIBERADOR, Luzia M. Yamashita  e  LOPES, Mariana Ferreira. Mídia Educação e a formação cidadã: análise das oficinas de rádio da escola municipal Olavo Soares Barros de Cambé - PR. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.1, pp.85-103. ISSN 1809-5844.  https://doi.org/10.1590/S1809-58442011000100005.

O presente artigo trata de um estudo sobre mídia educação baseado nas oficinas de rádio ministradas para alunos da 4ªsérie (quinto ano) do ensino fundamental da Escola Municipal Olavo Soares Barros, em Cambé - PR. O trabalho apresenta por objetivo refletir teoricamente sobre a mídia educação e avaliar a possibilidade de sua prática incitar o comprometimento dos jovens com a sua realidade e, assim, servir de alicerce para a construção de sua cidadania. A metodologia utilizada consistiu em pesquisa bibliográfica sobre os pressupostos da mídia educação e também na pesquisa-ação que compreendeu as oficinas realizadas no período de agosto a dezembro de 2008. Conclui-se que quando a mídia educação é trabalhada em seu contexto produtivo buscando despertar as crianças a refletirem sobre as questões relativas ao seu entorno social, seja ele a sua escola, seu bairro ou sua cidade, estabelece-se a uma educação para a cidadania, configurada pela formação participativa e de comprometimento dos envolvidos.

Palavras-chave : Mídia educação; Cidadania; Comprometimento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons