SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2António Rodrigues Sampaio e a imprensa clandestina da Patuleia (1846-1847)Um nobre bufão no reino da grande imprensa: a construção da personagem Barão de Itararé na paródia jornalística do semanário A Manha (1926-1935) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844

Resumo

BEDRAN, Laura Martini. Cultura urbana, linguagem visual e publicidade nos tempos do Rio Moderno. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.37-53. ISSN 1809-5844.  https://doi.org/10.1590/S1809-58442011000200003.

Esse artigo trata sob um viés histórico, da cidade do Rio de Janeiro que, no início do século XX, ao ser remodelada como cidade capital, direcionou não somente uma nova arquitetura de fluxos, como também, e principalmente, gerou novos comportamentos sob a regência do urbano. Nesse contexto, a pesquisa pretende demonstrar que as aplicações da arte e da indústria gráfica atuaram como mediadoras entre as classes urbanas e que, entre as variadas expressões da cultura impressa, a publicidade brasileira surgiu com desenvoltura e fez uso das características desse novo ambiente com o desenvolvimento de uma linguagem dinâmica e inovadora.

Palavras-chave : Cidade moderna; Visualidade urbana; Rio de Janeiro; Cultura impressa; Publicidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons