SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número22 Vezes 5 Vezes Favela: aproximações e distanciamentos do cinema brasileiroComunicação e representações sociais nas relações de trabalho do pólo de confecções de Santa Cruz do Capibaribe, Pernambuco, Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844

Resumo

RODRIGUEZ BRAVO, Ángel; MONTOYA VILAR, Norminanda  e  MAS MANCHON, Lluís. Programa integral de comunicação para um setor econômico em crise: estudo de caso da comunidade de pescadores de Corumbá (MS, Brasil). Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.93-116. ISSN 1809-5844.  http://dx.doi.org/10.1590/S1809-58442011000200006.

No marco de um projeto de cooperação entre a UAB e a UFMS, os autores ficaram no estado brasileiro de Mato Grosso do Sul para estudar os problemas das comunidades de pescadores do Rio Paraguai em Corumbá, que está sofrendo uma crise grave devido a diferentes fatores econômicos, políticos e meio ambientais. Foi achado um problema de comunicação, pelo qual foi desenhada uma metodologia qualitativa ad-hoc, baseada numa pesquisa documental sobre três âmbitos complementários: a) paradigmas da Comunicação Institucional e Empresarial, b) contexto histórico e socioeconômico, c) infra-estruturais e conteúdos mediáticos. E, paralelamente, foi feito um desenvolvimento dum Trabalho de Campo baseado em entrevistas em profundidade a 16 atores e observação direta do entorno. Os resultados indicam que a crise produtiva e social dos pescadores corumbaenses esta relacionada com uma crise organizacional e de uso e presença midiática, e foi proposto um Programa Integral de Comunicação como hipóteses cujo teste poderia levar a que seja empregado no resto das comunidades de pescadores na bacia do Rio Paraguai e do resto do mundo.

Palavras-chave : Entrevista em profundidade; Funcionalismo; Comunicação institucional e corporativa; Desenvolvimento regional.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons