SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2As novas tecnologias de informação e comunicação e as políticas culturais no México : Engenharia em Comunicação Social a serviço da rede social FacebookA convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844

Resumo

TARGINO, Maria das Graças  e  GOMES, Alisson Dias. Comunicação para mudança social: projeto Canal*Motoboy. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.197-217. ISSN 1809-5844.  https://doi.org/10.1590/S1809-58442011000200011.

Na atualidade, a mídia de referência enfrenta a propagação dos meios alternativos dirigidos à democratização das informações geradas por cidadãos comuns. O Canal*Motoboy constitui exemplo desta modalidade de comunicação. Sua proposta é consolidar uma estrutura aberta para dar voz ao coletivo de motoboys de São Paulo (SP), Brasil. Devidamente treinados e recorrendo ao celular multimídia, registram seu dia a dia no website Canal*Motoboy. Este artigo analisa o projeto, a partir da concepção da comunicação para mudança social, uma vez que o direito à liberdade de expressão, historicamente, tem sido expropriado dos cidadãos por conta da expansão vertiginosa dos conglomerados comunicacionais. Além da revisão de literatura, o objeto de estudo segue perspectiva qualitativa mediante uso das técnicas de observação e de entrevista em profundidade para obtenção de informações complementares junto aos atores do coletivo.

Palavras-chave : Comunicação para mudança social; Comunicação alternativa; Meios de comunicação alternativa; Canal*Motoboy; Democratização da informação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons