SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.34 número2Comunicação para mudança social: projeto Canal*MotoboyUma encruzilhada da mídia na América Latina e Espanha vista da Europa: quando a Anaconda começa a trocar sua pele índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844

Resumo

LADEIRA, João Martins. A convergência recente entre os setores brasileiros de comunicação de massa e de telecomunicações. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2011, vol.34, n.2, pp.219-235. ISSN 1809-5844.  https://doi.org/10.1590/S1809-58442011000200012.

Análise da convergência, em nosso país, entre setores de telecomunicações e comunicação de massa audiovisual, por meio da economia política da comunicação e do conceito de empresa em rede. Desdobramento da segunda onda de globalização no segmento audiovisual nacional, a reorganização desta indústria cultural na última década ocorre por meio de participação acionária de corporações de telecomunicações em operações de TV por assinatura, cenário distinto do qual predominavam os oligopólios que historicamente controlaram o mercado brasileiro. Análise dos empreendimentos globais e das alianças estratégicas na aliança entre Globo e Telmex, na fusão entre Sky e DirecTV e na criação da Vivax e de sua incorporação a Net.

Palavras-chave : Economia Política da Comunicação; Empresa em Rede; Estudos de Globalização.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )

 

Creative Commons License Todo o conteúdo deste periódico, exceto onde está identificado, está licenciado sob uma Licença Creative Commons