SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.39 número1O discurso midiático e a 'nova classe média': articulações de uma experiência social em processoO Jornalismo em transição, a ante-sala de um modelo de 'Total Journalism' índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

MELO, José Marques de  e  ASSIS, Francisco de. Gêneros e formatos jornalísticos: um modelo classificatório. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2016, vol.39, n.1, pp.39-56. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844201613.

Em meio a divergências conceituais acerca das classes de matérias produzidas regularmente pela imprensa, o texto objetiva propor um modelo classificatório para melhor entendimento da questão, arraigado em perspectiva comunicacional e atento aos rituais peculiares ao Jornalismo. Com base em pesquisa bibliográfica, tomada como recurso metodológico, e considerando o resultado de investigações empíricas realizadas, sistematicamente, durante vários anos, defende-se, aqui, que as mensagens jornalísticas devam ser compreendidas a partir de sua subdivisão em dois estágios: os gêneros e os formatos a eles submetidos. Sinalizando esses particulares, busca-se organizar os parâmetros que norteiam uma das classificações mais adotadas no Brasil, evitando apreciações distorcidas.

Palavras-chave : Teoria do Jornalismo; Jornalismo brasileiro; Gêneros jornalísticos; Formatos jornalísticos; Prática jornalística.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )