SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número1Medindo a propaganda negativa na TV, rádio, debates, imprensa e Facebook: o caso das eleições presidenciais de 2014 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

YAMAMOTO, Eduardo Yuji. Corpo político, implicação, representação: um estudo do blog de Reinaldo Azevedo sobre o caso black bloc. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.1, pp.21-36.  Epub 15-Abr-2019. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844201911.

O texto apresenta elementos teóricos e conceituais que buscam compreender uma dimensão da estrutura do poder atual evidenciada pela insurgência de formas sociais que visam novas composições. Em um segundo momento, observa a importância dos dispositivos de representação (em especial os media) na constituição de discursos que intensificam ou desaceleram tais formas sociais. Então, é realizada uma análise de conteúdo no blog do Reinaldo Azevedo (veja.com) tanto para organizar os enunciados do texto a partir de suas regularidades como para observar as operações discursivas na representação de protestos black bloc, até então pouco conhecidos pelo público brasileiro. O texto conclui que o discurso do blog obstrui o advento de um corpo social.

Palavras-chave : Biopolítica; Biopoder; Media Digital; Dispositivo de Análise; Análise de Conteúdo.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )