SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Nível de consumo de filmes peruanos em estudantes da Faculdade de Ciências Sociais da Universidade Nacional de AltiplanoFeijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídia índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

SANTOS, Marcio Carneiro dos. Narrativas e desenvolvimento de conteúdo imersivo: aplicação de sistemas bi e multissensoriais de realidade virtual no jornalismo. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.133-150.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844201937.

Descreve-se um estudo aplicado sobre as possíveis utilizações da tecnologia da realidade virtual no consumo de conteúdo informativo, dentro da recente temática denominada de jornalismo imersivo. O trabalho baseia-se na necessidade das grandes redações de adequar os canais de entrega de seus produtos à situação de fragmentação das suas audiências tradicionais e de mudanças culturais já identificadas nos hábitos de consumo de mídia das novas gerações. O projeto, ainda em andamento, baseia-se em atualização teórica e desenvolvimento de um protótipo para experimentação e avaliação, via questionário, abordando seis áreas ligadas à usabilidade e aos conceitos fundamentais de imersão e presença. Entre os resultados já obtidos destacaram-se a propensão ao desconforto físico e a necessidade de interfaces mais intuitivas para enriquecer a experiência de utilização.

Palavras-chave : Jornalismo imersivo; Realidade virtual; Interfaces digitais; Imersão; Presença.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )