SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.42 número3Feijão com arroz em panela Le Creuset: o universo Rita Lobo na gastronomia transmídiaTodos nascemos nus e o resto é drag: performatividade dos corpos construídos em sites de redes sociais índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

PASSOS, Mariana Rezende dos  e  PIRES, Teresinha Maria de Carvalho Cruz. Narrativas políticas em disputa no Twitter: a (des) construção da imagem pública de Lula no contexto da crise política brasileira de 2016. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2019, vol.42, n.3, pp.179-200.  Epub 02-Dez-2019. ISSN 1980-3508.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844201939.

O presente artigo investiga como se deu o processo de (des)construção da imagem pública de Lula, ex-presidente do Brasil, durante a crise política brasileira de 2016, ocorrida em decorrência do processo de impeachment de Dilma Rousseff (PT). Para tanto, foi analisada a circulação de narrativas no Twitter que mencionavam a palavra-chave “Lula” e que foram publicadas em quatro contextos ocorridos naquele ano, quais sejam: as manifestações sociais a favor do impeachment que se deram em 13 de março; os protestos sociais contra o impedimento ocorridas em 18 de março, as votações do processo de impeachment na Câmara dos Deputados, em 17 de abril, e no Senado Federal, em 12 de maio. Entre os principais resultados, ressaltamos o embate narrativo observado a partir de intensa disputa pelo sentido do termo “golpe”, que foi utilizado tanto em relatos desconstrutivos quanto construtivos relacionados à imagem pública de Lula.

Palavras-chave : Lula; Imagem pública; Impeachment; Crise política; Twitter.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )