SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.43 número2Educomunicação Socioambiental: cidade e escolaDiscursos diplomáticos: objeto de pesquisa da Comunicação Política?1 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

TEMER, Ana Carolina Rocha Pessoa  e  TUZZO, Simone Antoniaci. Não basta informar, tem que participar: a inserção dos jornalistas nos novos formatos diversionais do telejornalismo. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.37-51.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1980-3508.  https://doi.org/10.1590/1809-5844202022.

Este trabalho é parte de uma reflexão sobre Comunicação e Jornalismo, desenvolvida no Laboratório de Leitura Crítica da Mídia, da UFG, Brasil. O foco da análise é a coluna “Tô de Folga”, veiculada às sextas-feiras no Jornal Hoje, telejornal de grande audiência e um dos mais antigos ainda no ar da Rede Globo de Televisão. A análise destaca a vedetização do jornalismo, sua aproximação com o entretenimento e os aspectos que pontuam essa estratégia em um momento que o telejornalismo enfrenta problemas de audiência, a concorrência de novas formas de circulação da informação e o tensionamento de sua relação com o Estado.

Palavras-chave : Jornalismo Diversional; Vedetização; Tô de Folga; Análise Crítica; Televisão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )