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Intercom: Revista Brasileira de Ciências da Comunicação

versão impressa ISSN 1809-5844versão On-line ISSN 1980-3508

Resumo

PEREIRA, Jonathan Jones dos Santos  e  IGLESIAS, Fabio. Influenciando atitudes e comportamentos com anúncios publicitários: articulando teoria e prática. Intercom, Rev. Bras. Ciênc. Comun. [online]. 2020, vol.43, n.2, pp.73-89.  Epub 04-Set-2020. ISSN 1980-3508.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-5844202024.

Campanhas publicitárias influenciam o comportamento de consumidores utilizando conceitos-chave que as ciências comportamentais têm mapeado através de experimentos controlados e randomizados. O objetivo deste artigo de pesquisa bibliográfica é, portanto, o de apresentar, articular e discutir as principais teorias da psicologia social referentes tanto à mudança de atitudes quanto de comportamentos. Mais especificamente, este estudo busca reduzir a distância entre o arcabouço teórico-conceitual da psicologia e a prática profissional do criativo publicitário, propondo uma interface entre esses dois universos e indicando como insights psicológicos podem ser aplicados para aumentar a efetividade dos anúncios publicitários.

Palavras-chave : Influência social; Mudança de atitudes; Mudança de comportamentos; Comportamento do consumidor; Publicidade.

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