SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Os periódicos especializados em Geriatria e Gerontologia no Brasil de 1969 até 2006Comparação antropométrica e do nível de aptidão física de mulheres acima de 60 anos praticantes de atividade física regular e não praticantes índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

LEAL, Márcia Carréra Campos; MARQUES, Ana Paula de Oliveira; MARINO, Jacira Guiro  e  AUSTREGESILO, Sílvia Carréra. Perfil de instituições asilares no município do Recife, PE, Brasil. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2006, vol.9, n.3, pp.39-48.  Epub 24-Out-2019. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-9823.2006.09034.

O rápido envelhecimento da população brasileira observado nas últimas décadas requer uma nova rede de serviços de assistência social e de saúde destinados aos mais velhos. O estudo teve como objetivo caracterizar as instituições asilares cadastradas no município do Recife, em termos quantitativos, segundo distribuição espacial por Região Político-Administrativa, natureza, condição de contribuição mensal por parte do usuário, público-alvo e vagas disponíveis. As informações de interesse incluíram dados primários e secundários registrados em questionário semi-estruturado. Das 27 instituições localizadas, duas se recusaram a participar.

Resultados

em termos de distribuição espacial, duas estavam situadas na RPA1; quatro na RPA2; nove - RPA3; sete - RPA4; duas - RPA5; uma - RPA6. Quanto à natureza, duas eram públicas, doze privadas, oito filantrópicas, duas mistas e uma sem fins lucrativos. Em relação à contribuição mensal, quatro eram totalmente gratuitas, em nove recolhia-se até um salário mínimo (SM); em oito, de 1 a 2 SM; em quatro, de 2 a 3 SM. Quanto ao público-alvo, uma se destinava ao atendimento masculino de forma exclusiva, oito acolhiam só mulheres e dezesseis eram mistas. Em relação às vagas disponíveis, quinze instituições comportam até 30 idosos; sete, até 60 idosos; duas, até 90 idosos e uma acima de 90 idosos.

Conclusão

face ao número reduzido de instituições, bem como ao número de vagas disponíveis, sugere-se a necessidade de reestruturar a rede de assistência asilar no município.

Palavras-chave : envelhecimento da população; serviços de assistência social; asilos para idosos; Recife.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )