SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Comparação antropométrica e do nível de aptidão física de mulheres acima de 60 anos praticantes de atividade física regular e não praticantesDeglutição e envelhecimento: enfoque nas manobras facilitadoras e posturais utilizadas na reabilitação do paciente disfágico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

COUTRIM, Rosa Maria da Exaltação. Algumas considerações teóricas e metodológicas sobre estudos de sociologia do envelhecimento. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2006, vol.9, n.3, pp.67-88.  Epub 24-Out-2019. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2006.09036.

Este artigo trata do envelhecimento humano sob a perspectiva histórica e sociológica ressaltando a importância do olhar analítico e crítico do pesquisador sobre a construção da velhice como problema social e da generalização do fenômeno. Fruto de uma pesquisa qualitativa sobre o cotidiano do trabalho e da família dos idosos trabalhadores de baixa renda em Belo Horizonte, este estudo traz algumas propostas metodológicas de abordagem sociológica do envelhecimento e levanta questões importantes a serem esclarecidas antes e durante a pesquisa deste tema construído histórica e socialmente, mas que também está diretamente ligado à realidade individual de finitude do corpo.

Palavras-chave : envelhecimento/história; sociologia/métodos; dados demográficos.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )