SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Algumas considerações teóricas e metodológicas sobre estudos de sociologia do envelhecimentoOficinas terapêuticas para cuidadores de idosos com demência – atuação da enfermagem no programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia da UFF* índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

STEENHAGEN, Claudia Helena Vigné Alvarez de  e  MOTTA, Luciana Branco da. Deglutição e envelhecimento: enfoque nas manobras facilitadoras e posturais utilizadas na reabilitação do paciente disfágico. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2006, vol.9, n.3, pp.89-100.  Epub 24-Out-2019. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2006.09037.

O propósito deste artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre as manobras utilizadas na reabilitação das disfagias. O aumento da população idosa acarreta maior prevalência de doenças neurológicas que cursam com quadro de disfagia, o que reforça a necessidade de estudos sobre o tema. Esse fato vem despertando atenção de profissionais que atuam na reabilitação, em especial a fonoaudiologia. Dentro da reabilitação encontramos manobras facilitadoras e posturais que podem proporcionar maior segurança alimentar. Baseados na literatura, observamos que as manobras facilitadoras supraglótica, supersupraglótica e de esforço ajudam na proteção da via aérea através da técnica do controle da apnéia confortável, tendo como propósito a segurança alimentar do paciente disfágico. As manobras posturais de cabeça para baixo, cabeça para trás, rotação de cabeça para o lado comprometido e cabeça inclinada para o lado bom mostraram ter como propósito o fechamento do vestíbulo laríngeo, reduzir a distância hio-laríngea e a drenagem gravitacional do alimento em direção à faringe. Assim sendo, o estudo da dinâmica da deglutição através do método videofluoroscópico e o conhecimento, por parte dos profissionais, das diferentes manobras e suas complicações clínicas, mostraram ser importantes para a reabilitação do paciente idoso disfágico.

Palavras-chave : disfagia; desordens da deglutição; envelhecimento; técnicas deglutição; deglutição supraglótica; deglutição com esforço; cabeça para baixo; Acidente Vascular Cerebral.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )