SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número3Deglutição e envelhecimento: enfoque nas manobras facilitadoras e posturais utilizadas na reabilitação do paciente disfágico índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

SA, Selma Petra Chaves et al. Oficinas terapêuticas para cuidadores de idosos com demência – atuação da enfermagem no programa interdisciplinar de geriatria e gerontologia da UFF*. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2006, vol.9, n.3, pp.101-114.  Epub 24-Out-2019. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-9823.2006.09038.

A demência provoca dependência e sofrimento para os idosos, cuidadores e familiares. Pensando nas necessidades desses cuidadores foi desenvolvido no “EPIGG/UFF” um grupo de suporte e orientação aos cuidadores de idosos com demência, que, através de oficinas, busca retirar dúvidas e informar sobre o cuidado. Assim, objetiva-se descrever algumas oficinas realizadas com os cuidadores. Trata-se de um estudo descritivo de 7 oficinas terapêuticas, e para campo de pesquisa utilizaram-se as dependências do Programa Interdisciplinar de Geriatria e Gerontologia da UFF, em Niterói, RJ. Entre as oficinas realizadas serão descritas: higiene corporal; cuidados com a pele; medicações; dependência; segurança do ambiente; despertar sobre o lazer e self – figuras projetadas. Nas reuniões as vivências são abordadas, e percebe-se que quanto maior a convivência dos cuidadores entre si e com os profissionais, maior é o conhecimento, o interesse pelo assunto e a estabilidade do grupo. Há relatos como “aqui me sinto bem” ou “esse grupo me ajuda muito”. Conclui-se que os cuidadores precisam amenizar suas dúvidas e ter um tempo só para si, portanto, as oficinas terapêuticas surgem como um mecanismo de apoio, orientações e informações, além de proporcionar qualidade de vida e troca de experiências entre os sujeitos e a equipe.

Palavras-chave : demencia; dependência (psicologia; idoso; cuidadores; família; grupos de auto-ajuda; epidemiologia descritiva.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )