SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Independência funcional e os fatores que a influenciam no âmbito de assistência domiciliária ao idoso índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

GOTTLIEB, Maria Gabriela Valle; CARVALHO, Denise; SCHNEIDER, Rodolfo Herberto  e  CRUZ, Ivana Beatrice Manica da. Aspectos genéticos do envelhecimento e doenças associadas: uma complexa rede de interações entre genes e ambiente. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2007, vol.10, n.3, pp.273-284.  Epub 24-Out-2019. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2007.10032.

O envelhecimento é um processo dinâmico, no qual ocorrem modificações do nível molecular ao morfo-fisiológico, logo após a maturidade, que induzem ao declínio orgânico, aumentando a susceptibilidade e vulnerabilidade a doenças e à morte. A genética do envelhecimento dedica-se ao estudo da contribuição hereditária da espécie e sua interação com o ambiente, que incidem no aumento de modificações biológicas ao longo do tempo. Fez-se uma revisão sobre estudos realizados na área e que sugerem que o envelhecimento está sob um controle genético-ambiental. Exceto em síndromes, a contribuição genética, tanto para o tempo de vida quanto algumas doenças crônicas (Alzheimer, doenças cardiovasculares e diabetes mellitus tipo 2), é relativamente baixa. Este fato demonstra que fatores ambientais, como estilo de vida e dieta, desempenham papel fundamental no fenótipo do envelhecimento. Ou seja, a genética não é uma rota determinística, e cada vez mais pode ser “manipulada” em benefício da saúde. Além disso, o conhecimento da genética do envelhecimento e doenças associadas proporciona, cada vez mais, a elaboração de instrumentos clínicos para o benefício das pessoas idosas.

Palavras-chave : envelhecimento; processos fisiológicos; suscetibilidade; vulnerabilidade; genética médica; estilo de vida; dieta; fenótipo; revisão [tipo de publicação].

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )