SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número3Caracterização do padrão alimentar, da ingestão de energia e nutrientes da dieta de idosos de um município da Zona da Mata MineiraDoenças sexualmente transmissíveis e HIV/AIDS na opinião de idosos que participam de grupos de terceira idade índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

FALEIROS, Nayara de Paula  e  JUSTO, José Sterza. O idoso asilado: a subjetividade intramuros. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2007, vol.10, n.3, pp.327-338.  Epub 24-Out-2019. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-9823.2007.10036.

O processo de envelhecimento humano desperta interesse como objeto de estudo desde o século VI a.C., quando os filósofos da Antigüidade já utilizavam um sistema periódico para descrever a vida. Porém, ainda há poucos estudos sobre idosos asilados. Esta pesquisa se propôs a investigar como os idosos residentes em uma instituição asilar de Assis/SP representavam a si mesmos e o lugar em que viviam. Procuramos também mapear as possíveis relações entre essas representações e o processo de institucionalização. Para tanto, entrevistamos 21 idosos (13 homens e oito mulheres). A análise das entrevistas mostrou que a percepção que idosos asilados têm de si mesmos e da instituição asilar é heterogênea. Apesar de reconhecerem o processo de institucionalização pelo qual passam, poucos o apontaram claramente, nomeando os aspectos positivos e negativos. Em geral, utilizaram assertivas curtas ou a contraposição da vida anterior à entrada no asilo à vivida atualmente no mesmo para demarcar as diferenças que sentiram.

Palavras-chave : envelhecimento; idoso; auto-imagem; percepção social; institucionalização instituição de longa permanência para idosos; Assis/SP.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )