SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número1Organização da atenção à saúde bucal prestada ao idoso nas equipes de saúde bucal da Estratégia Saúde da FamíliaRevisão dos principais genes e proteínas associadas à demência frontotemporal tau-positiva índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão impressa ISSN 1809-9823

Resumo

AUSTREGESILO, Silvia Carréra et al. Acessibilidade a serviços de saúde bucal por pessoas idosas: uma revisão integrativa. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2015, vol.18, n.1, pp.189-199. ISSN 1809-9823.  https://doi.org/10.1590/1809-9823.2015.13179.

OBJETIVO:

Analisar as evidências científicas publicadas relacionadas à acessibilidade de pessoas idosas aos serviços de saúde bucal.

METODOLOGIA:

Utilizaram-se as bases de dados MEDLINE, LILACS e BBO, empregando como descritores: "idoso", "saúde bucal" e "acesso aos serviços de saúde". A busca ocorreu de forma online em pares, incluindo artigos originais na língua portuguesa, inglesa ou espanhola abordando o tema proposto, publicados no período de janeiro de 2005 a novembro de 2012.

RESULTADOS:

Mostram estudos em diversos países, os quais referem que a fonte regular de cuidados odontológicos é identificada como fator facilitador para a utilização recente dos serviços. Portanto, apontam a necessidade de ampliar o acesso da população idosa a ações e serviços de saúde bucal, associados principalmente a questões socioeconômicas e culturais.

CONCLUSÃO:

É fundamental garantir o acesso e motivar a procura pelo serviço entre idosos, esclarecendo à população a necessidade e a importância do uso de serviços odontológicos.

Palavras-chave : Idoso; Saúde Bucal; Acesso aos Serviços de Saúde.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )