SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 issue1Household arrangements of elderly persons in Brazil: analyses based on the national household survey sample (2009)Gait performance of the elderly under dual-task conditions: Review of instruments employed and kinematic parameters author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

PORFIRIO, Elisângela  and  FANARO, Gustavo Bernardes. Suplementação com colágeno como terapia complementar na prevenção e tratamento de osteoporose e osteoartrite: uma revisão sistemática. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2016, vol.19, n.1, pp.153-164. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-9823.2016.14145.

Introdução

O colágeno hidrolisado é reconhecido como um nutracêutico seguro, cuja combinação de aminoácidos estimula a síntese de colágeno nas cartilagens e na matriz extracelular de outros tecidos.

Objetivo

Realizar uma revisão sistemática da literatura sobre a ação do colágeno hidrolisado no tecido ósseo e cartilaginoso e suas finalidades terapêuticas na osteoporose e osteoartrite.

Método

A pesquisa foi realizada nas bases de dados Pubmed; MEDLINE; LILACS; SciELO. Foram considerados artigos publicados no período de 1994 a 2014, nos idiomas inglês e português.

Resultados

A amostra final foi composta por nove artigos experimentais com modelos in vivo (animais e humanos) e in vitro (células humanas), que descrevem a utilização de diferentes doses de colágeno hidrolisado associadas à manutenção da composição e resistência óssea e proliferação e crescimento celular da cartilagem.

Conclusão

O colágeno hidrolisado tem função terapêutica positiva na osteoporose e osteoartrite com potencial aumento da densidade mineral óssea, efeito protetor da cartilagem articular e principalmente no alívio sintomático em quadros de dor.

Keywords : Colágeno; Osteoartrite; Osteoporose; Envelhecimento.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )