SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número4Os Efeitos do Método Pilates Aplicado à População Idosa: Uma Revisão Integrativa índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

MANZINI, Carlene Souza Silva; BRIGOLA, Allan Gustavo; PAVARINI, Sofia Cristina Iost  e  VALE, Francisco Assis Carvalho. Fatores associados à resiliência de cuidador familiar de pessoa com demência: revisão sistemática. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2016, vol.19, n.4, pp.703-714. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150117.

Introdução:

Resiliência é a capacidade de indivíduos ou grupos de superarem adversidades sem apresentarem transtornos físicos ou mentais, ou até tornarem-se melhores frente a condições desfavoráveis. Têm ocorrido alguns estudos sobre resiliência, procurando identificar as condições sob as quais as pessoas em situação de privação ou adversidade obtêm êxito na superação.

Objetivo:

Este artigo buscou identificar possíveis fatores associados ao desenvolvimento da resiliência em cuidador familiar de pessoa com demência e os desfechos da resiliência para o cuidador e o receptor de cuidados.

Método:

o estudo consiste em revisão sistemática da literatura conduzida conforme a metodologia PRISMA, com buscas nas bases Lilacs, PsycInfo, PubMed, Scielo, SCOPUS e Web of Science, com descritores pré-estabelecidos.

Resultados:

após a síntese dos dados extraídos e das considerações da presente revisão, tornou-se possível identificar possíveis fatores associados ao desenvolvimento da resiliência em cuidadores familiares de pessoas com demência: depressão, ansiedade, sobrecarga, uso de medicamentos, grau de parentesco com o receptor de cuidados e condições de saúde estão associados à resiliência de cuidadores familiares.

Conclusão:

verificou-se na literatura, que o desenvolvimento de resiliência por cuidadores familiares de pessoas com doença de Alzheimer é influenciado por fatores relacionados ao paciente e ao próprio cuidador.

Palavras-chave : Resiliência psicológica; Cuidadores; Família; Demência; Doença de Alzheimer.

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )