SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Perfil do estilo de vida de longevosAvaliação auditiva periférica e central em idosos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

LIMA, Idilaine de Fátima et al. Fatores associados à independência funcional de mulheres idosas no município de Cuiabá/MT. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2016, vol.19, n.5, pp.827-837. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1809-98232016019.150231.

Objetivo:

Analisar a prevalência e os fatores associados à independência funcional de mulheres idosas na comunidade.

Método:

Estudo transversal, realizado na zona urbana do município de Cuiabá-MT, com 247 idosas de 60 anos e mais. Os dados foram coletados por meio de entrevista, utilizando como instrumentos o Mini Exame do Estado Mental, questionário com dados sociodemográficos e de saúde, Índex de Katz e Escala de Lawton e Brody. Foram utilizadas como medidas de associação a razão de prevalência e o teste de Qui-quadrado (p≤0,05). Para a análise múltipla, utilizou-se o modelo de regressão de Poisson por meio do Statistical Package for Social Sciences 22.0.

Resultados:

A prevalência de independência funcional foi de 63,2%. As variáveis associadas à independência foram: faixa etária mais jovem, renda maior que um salário mínimo, fazer uso de até dois medicamentos, não ter sido internada nos últimos 6 meses e nem ter tido imobilização que impossibilitasse sua locomoção após os 60 anos de idade, realizar visitas a amigos/parentes, participação social e praticar atividade física.

Conclusão:

As variáveis associadas estão diretamente relacionadas ao envelhecimento mais saudável. Mesmo na presença de patologias consideradas comuns no processo de envelhecimento, a prática de atividade física e o convívio social são importantes marcadores dessa independência.

Palavras-chave : Idoso; Saúde da mulher; Envelhecimento..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )