SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.19 número5Avaliação auditiva periférica e central em idososExercício da sexualidade em pessoas idosas e os fatores relacionados índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

versão On-line ISSN 1981-2256

Resumo

WARMLING, Alessandra Martins Ferreira; SANTOS, Silvia Maria Azevedo dos  e  MELLO, Ana Lúcia Schaefer Ferreira de. Estratégias de cuidado bucal para idosos com Doença de Alzheimer no domicílio. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2016, vol.19, n.5, pp.851-860. ISSN 1981-2256.  http://dx.doi.org/10.1590/1809-98232016019.160026.

Objetivo:

Identificar as estratégias utilizadas no cuidado à saúde bucal de idosos com Doença de Alzheimer no domicílio.

Método:

Estudo exploratório, descritivo, com abordagem qualitativa para coleta e análise de dados, que foram coletados através de entrevista com 30 cuidadores e analisados pela técnica da Análise de Conteúdo.

Resultados:

A maioria era do sexo feminino, filha, com ensino superior completo e idades entre 32 a 77 anos. As estratégias identificadas foram agrupadas em categorias de acordo com a participação do cuidador: quando não participa das ações de cuidado ou avaliações de saúde bucal; quando relembra o idoso da higiene bucal, demonstra movimentos e auxilia em alguns procedimentos; e quando realiza diretamente as ações de cuidado.

Conclusão:

As estratégias estão relacionadas ao grau de dependência do idoso, como o cuidador atua perante a demanda por cuidado à saúde bucal e com as dificuldades enfrentadas para realização de tais cuidados.

Palavras-chave : Doença de Alzheimer; Saúde Bucal; Assistência Domiciliar..

        · resumo em Inglês     · texto em Português | Inglês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )