SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 issue6Care for frail older adults in the community: an integrative review author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Revista Brasileira de Geriatria e Gerontologia

Print version ISSN 1809-9823On-line version ISSN 1981-2256

Abstract

ARAUJO, Edna Marília Nóbrega Fonseca de et al. Gestão do cuidado ao idoso com tuberculose na Atenção Primária: revisão integrativa. Rev. bras. geriatr. gerontol. [online]. 2020, vol.23, n.6, e190269.  Epub Oct 12, 2020. ISSN 1981-2256.  https://doi.org/10.1590/1981-22562020023.190269.

Objetivo:

analisar o conhecimento produzido referente à gestão do cuidado à pessoa idosa com tuberculose na Atenção Primária.

Método:

revisão integrativa da literatura, nas seguintes bases de dados, com artigos de 2008 a 2017: Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), Literatura Internacional em Ciências da Saúde (MEDLINE), Cumulative Index to Nursing and Allied Health Literature (CINALH). A amostra foi composta por seis artigos científicos, considerando-se os critérios de inclusão e exclusão estabelecidos. A coleta de dados ocorreu em junho de 2018, por meio de um instrumento com informações pertinentes ao objetivo proposto.

Resultados:

os estudos selecionados identificaram fragilidades e desafios encontrados nos serviços da Atenção Primária à Saúde quanto à qualificação profissional, à porta de entrada para o diagnóstico da Tuberculose, ao vínculo entre profissional e paciente e à logística dos serviços de saúde.

Conclusão:

sugere-se uma política de saúde que amplie a resposta do Estado e dos profissionais de saúde às necessidades da pessoa idosa com tuberculose, em consonância com os princípios do Sistema Único de Saúde. Essa política de saúde subsidiaria a qualificação profissional, a porta de entrada para o diagnóstico da doença, o vínculo entre profissional e paciente e a logística dos serviços de saúde. Poder-se-ia utilizar tecnologias em saúde, visando acompanhar a equipe de enfermagem na gestão do cuidado na pesquisa e na prática Geriátrica e Gerontológica.

Keywords : Saúde do Idoso; Tuberculose; Gestão em Saúde; Políticas Públicas de Saúde.

        · abstract in English     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )