SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.21Efeito de diferentes estratégias de treinamento com o uso de coletes de peso sobre a carga interna em atletas de voleibolEfeito da periodização sobre capacidades físicas de basquetebolistas de um colégio militar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Revista Brasileira de Cineantropometria & Desempenho Humano

versão impressa ISSN 1415-8426versão On-line ISSN 1980-0037

Resumo

NASCIMENTO JUNIOR, José Roberto Andrade do et al. Associação entre as necessidades psicológicas básicas de autodeterminação e a percepção de coesão de grupo em atletas de futsal de alto rendimento. Rev. bras. cineantropom. desempenho hum. [online]. 2019, vol.21, e57369.  Epub 30-Maio-2019. ISSN 1980-0037.  https://doi.org/10.5007/1980-0037.2019v21e57369.

Este estudo investigou a associação entre a satisfação das necessidades psicológicas básicas, da teoria da autodeterminação, e a percepção de coesão de grupo em atletas de futsal do sexo masculino. Participaram 301 atletas das 20 equipes participantes da Liga Nacional de Futsal. Como instrumentos foram utilizados a Escala de Necessidades Básicas no Esporte (BNSSS) e o Questionário de Ambiente de Grupo (GEQ). A análise dos dados foi conduzida por meio da Modelagem de Equações Estruturais. Os resultados revelaram que a satisfação das necessidades psicológicas básicas apresentou associação significativa com a coesão de grupo, explicando em 28% a variância da Coesão para Tarefa e 63% da Coesão Social. A satisfação das três BPN está associada a Coesão para a Tarefa, enquanto que apenas a satisfação das necessidades psicológicas básicas de Relação e Competência se associou com a Coesão Social. Concluiu-se que, no contexto do futsal de alto rendimento, a satisfação do atleta em relação às suas necessidades psicológicas básicas está associada ao envolvimento com as metas da equipe e à probabilidade de desenvolver amizades dentro do grupo.

Palavras-chave : Esporte; Grupo; Motivação.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )