SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1ASPECTOS FITOSSOCIOLÓGICOS DOS “CAPÕES” NA REGIÃO DE CAROVI E TUPANTUBA, EM SANTIAGO - RSANATOMIA DA MADEIRA DE Acacia nitidifolia Speg. (Leguminosae Mimonoideae) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

OLIVEIRA, Odilson dos Santos; ANTOLIOLLI, Zaida Inês  e  MORAES, Ana Beatriz Zago de. OCORRÊNCIA DO AGENTE FÚNGICO Pestalotia dichaeta Speg. EM POVOAMENTOS DE Eucalyptus spp. Ciênc. Florest. [online]. 1991, vol.1, n.1, pp.40-45. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/19805098255.

No laboratório de Fitopatologia da UFSM, foi isolado e identificado o patógeno Pestalotia dichaeta Speg., oriundo de plantas atacadas das espécies Eucalyptus dunnii Malden., E. viminalis Labiil. e E. nitens Maiden., coletados em Canoinhas - SC. Para confirmação do agente causal, mudas sadias de E. viminalis Labiil., com 60 cm de altura, foram inoculadas com uma solução de esporos do agente isolado e, após algumas semanas, folhas e ramos destas foram isolados, confirmando-se a identificação do agente. Trata-se de um fungo não agressivo, pois o plantio atacado, após alguns meses, recuperava-se rapidamente.

Palavras-chave : esporo; isolamento; cultura; patógeno; fungo.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )