SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 número1OCORRÊNCIA DO AGENTE FÚNGICO Pestalotia dichaeta Speg. EM POVOAMENTOS DE Eucalyptus spp.DETERMINAÇÃO DA PRODUÇÃO DE CASCA DE ACÁCIA-NEGRA, Acacia mearnsii DE Wild. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

MARCHIORI, José Newton Cardoso. ANATOMIA DA MADEIRA DE Acacia nitidifolia Speg. (Leguminosae Mimonoideae). Ciênc. Florest. [online]. 1991, vol.1, n.1, pp.46-63. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098256.

O presente trabalho visa ao estudo anatômico da madeira de Acacia nitidifolia Speg. A estrutura anatômica apresenta porosidade difusa, elementos vasculares curtos, placas de perfuração simples, pontuações intravasculares ornamentadas e em arranjo alterno, parênquima axial paratraqueal vasicêntrico e marginal cristalífero, raios homogêneos comumente 2-3-seriados e fibras libriformes septadas. A presença de canais intracelulares axiais e de canais celulares na estrutura radial tem grande importância taxonômica. Este último caráter era desconhecido para o gênero Acacia. A estrutura anatômica da madeira indica que a espécie em estudo pode ser classificada na série vulgares Benth., que corresponde, em linhas gerais, ao subgênero Aculeiferum Vassal.

Palavras-chave : anatomia da madeira; taxonomia da madeira; Acacia nitidifolia; Leguminosae Mimosoidae.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )