SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número1CONCENTRAÇÃO E REDISTRIBUIÇÃO DE NUTRIENTES NAS FOLHAS E NO FOLHEDO EM UM POVOAMENTO DE Acacia mearnsii De Wild. NO RIO GRANDE DO SUL índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

VACCARO, Sandro; LONGHI, Solon Jonas  e  BRENA, Doádi Antônio. ASPECTOS DA COMPOSIÇÃO FLORÍSTICA E CATEGORIAS SUCESSIONAIS DO ESTRATO ARBÓREO DE TRÊS SUBSERES DE UMA FLORESTA ESTACIONAL DECIDUAL, NO MUNICÍPIO DE SANTA TEREZA - RS.. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.1, pp.1-18. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098360.

No presente trabalho foi efetuada a análise da composição florística e das categorias sucessionais do estrato arbóreo de três subseres denominadas Capoeirão, Floresta Secundária e Floresta Madura, de uma Floresta Estacional Decidual, no município de Santa Tereza, região Nordeste do Estado do Rio Grande do Sul. Utilizou-se o método de amostragem de área fixa, processo de amostragem estratificada e distribuição sistemática das unidades amostrais. O diâmetro mínimo considerado foi de 3,2 cm. Observou-se que, no transcurso da sucessão florestal, existe uma hierarquia de substituição e importância de famílias botânicas e de grupos de espécies de categorias sucessionais distintas, de maneira a predominarem espécies intolerantes à sombra nas etapas iniciais, e tolerantes à sombra nas mais evoluídas.

Palavras-chave : Categorias sucessionais; Floresta Estacional Decidual.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )