SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.9 número2BRANQUEAMENTO ECF E TCF DE CELULOSE DE FIBRAS SECUNDÁRIASAVALIAÇÃO DA SEGURANÇA NO TRABALHO DE OPERADORES DE MOTOSSERRA NO CORTE DE EUCALIPTO EM REGIÃO MONTANHOSA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

DRESCHER, Ronaldo; SCHNEIDER, Paulo Renato  e  FINGER, César Augusto Guimarães. SORTIMENTOS DE Pinus elliottii Engelm PARA A REGIÃO DA SERRA DO SUDESTE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL - BRASIL. Ciênc. Florest. [online]. 1999, vol.9, n.2, pp.55-73. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098384.

No presente trabalho foi estudada a forma do tronco de Pinus elliottii Engelm, para formação de sortimentos e confecção de tabelas para uso na região da Serra do Sudeste do Estado do Rio Grande do Sul. A forma do tronco foi ajustada com boa precisão estatística por um polinômio de 5º grau, tendo como variáveis dependentes os diâmetros relativos (d i /d) e como variáveis independentes as alturas relativas (hi/h). A integração do polinômio permitiu estimar os volumes absolutos e relativos dos sortimentos, sendo estes classificados e expressos em percentagem do volume e em número de toras correspondentes. Para isso, foi considerado, para quantificar o volume total aproveitável da árvore, o diâmetro mínimo de 7 cm com casca e para o volume de toras para a serraria, o diâmetro de 14 cm com casca, ambos tomados na ponta fina da tora. Esses resultados deram origem a tabelas de sortimentos otimizadas para árvores individuais.

Palavras-chave : forma de tronco; sortimento; Pinus elliottii.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )