SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.10 número1ANÁLISE COMPARATIVA DAS PROPRIEDADES FÍSICAS E MECÂNICAS DA MADEIRA DE TRÊS CONÍFERAS DE FLORESTAS PLANTADASQUALIDADE DA SECAGEM DE MADEIRA SERRADA DE Eucalyptus dunnii índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

SPATHELF, Peter; FLEIG, Frederico Dimas; VACCARO, Sandro  e  ESBER, Luciana Martins. ANÁLISE DENDROECOLÓGICA DE Ocotea pulchella Nees et Mart. ex Nees (CANELA LAGEANA) NA SERRA GERAL DE SANTA MARIA, RS, BRASIL. Ciênc. Florest. [online]. 2000, vol.10, n.1, pp.95-108. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/19805098398.

Foram estudadas as relações entre variáveis climáticas e o incremento em diâmetro do tronco de cinco árvores de Ocotea pulchella localizadas às margens de uma barragem no município de Itaára, RS. Os dados de crescimento, em diâmetro, foram obtidos mediante análise de tronco, utilizando-se seções transversais retiradas na altura de 1,3 m (DAP), sendo os incrementos radiais determinados por meio da média de quatro raios, diametralmente, opostos. As seqüências médias dos incrementos foram estandartizadas para salientar a variação a curto prazo. Os dados climáticos são oriundos da estação meteorológica do município de Santa Maria, RS. Foram calculadas grandezas climáticas compostas, como a evapotranspiração e o balanço hídrico, para melhor descrever as condições hídricas de crescimento das árvores. Foram determinados anéis de crescimento característicos e sensitividades das seqüências de crescimento. Possíveis mudanças no estado de competição das árvores e seu efeito no crescimento foram estudados. Além disso, foram relacionados o incremento radial e as variáveis climáticas selecionadas por intermédio de análise de correlação. Não foi possível identificar nenhuma variável climática que, coerentemente, tenha influenciado no incremento durante o período observado. Os resultados mostram que o excesso de água influencia no crescimento diamétrico das árvores.

Palavras-chave : Dendroecologia; análise de tronco; evapotranspiração; Ocotea pulchella.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )