SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.18 número2FITOSSOCIOLOGIA DOS ESTRATOS ARBÓREO E DE REGENERAÇÃO NATURAL EM UM POVOAMENTO DE ACÁCIA-NEGRA ( Acacia mearnsii De Wild.) NA REGIÃO DA FLORESTA ESTACIONAL SEMIDECIDUAL DO RIO GRANDE DO SULFLORÍSTICA E CLASSIFICAÇÃO DA REGENERAÇÃO NATURAL EM FLORESTA OMBRÓFILA MISTA NA FLORESTA NACIONAL DE SÃO FRANCISCO DE PAULA, RS índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

PENTEADO, Susete do Rocio Chiarello; OLIVEIRA, Edílson Batista de  e  IEDE, Edson Tadeu. UTILIZAÇÃO DA AMOSTRAGEM SEQÜENCIAL PARA AVALIAR A EFICIÊNCIA DO PARASITISMO DE Deladenus ( Beddingia ) siricidicola (NEMATODA: NEOTYLENCHIDAE) EM ADULTOS DE Sirex noctilio (HYMENOPTERA: SIRICIDAE). Ciênc. Florest. [online]. 2008, vol.18, n.2, pp.223-231. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/19805098459.

O nematóide Deladenus (Beddingia) siricidicola (Nematoda: Neotylenchidae) é o principal agente de controle de Sirex noctilio (Hymenoptera: Siricidae), vespa-da-madeira. ao esterilizar as fêmeas do inseto, atinge níveis de parasitismo próximos a 100%, com média de 70%. o monitoramento da eficiência do nematóide tem sido realizado pela avaliação da sua presença no aparelho reprodutor de machos e fêmeas do inseto. porém, esse processo é exaustivo e antieconômico quando aplicado a amostras muito grandes. o objetivo desta pesquisa foi testar a técnica da amostragem seqüencial para avaliação da eficiência do parasitismo de Deladenus (Beddingia) siricidicola em adultos de Sirex noctilio, a qual se mostrou como uma alternativa viável, pois se baseia em um tamanho variável de amostra, definido em função dos resultados obtidos durante os levantamentos amostrais, resultando em redução do tamanho da amostra, dos custos da atividade e precisão nos resultados. foram também abordados aspectos do parasitismo por Deladenus (Beddingia) siricidicola.

Palavras-chave : amostragem; nematóide; vespa-da-madeira; praga de Pinus.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )