SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.23 número3PRECIPITAÇÃO E APORTE DE NUTRIENTES EM DIFERENTES ESTÁDIOS SUCESSIONAIS DE FLORESTA ATLÂNTICA, PINHEIRAL - RJSOBREVIVÊNCIA E CRESCIMENTO DE MUDAS DE REGENERAÇÃO NATURAL DE Astronium gracile Engl. EM CLAREIRAS CAUSADAS POR EXPLORAÇÃO FLORESTAL NA AMAZÔNIA BRASILEIRA índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

TRAZZI, Paulo André; CALDEIRA, Marcos Vinicius Winckler; PASSOS, Renato Ribeiro  e  GONCALVES, Elzimar de Oliveira. SUBSTRATOS DE ORIGEM ORGÂNICA PARA PRODUÇÃO DE MUDAS DE TECA ( Tectona grandis Linn. F.). Ciênc. Florest. [online]. 2013, vol.23, n.3, pp.401-409. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509810551.

A utilização de resíduos renováveis como fonte de nutrientes para produção de mudas florestais pode ser uma solução para problemas ambientais, principalmente relacionados à destinação destes materiais. Neste contexto, este trabalho teve por objetivo avaliar a utilização de substratos renováveis como componentes de substrato na produção de mudas de teca. As mudas foram produzidas em tubetes com capacidade volumétrica de 280 cm³, utilizando-se para a composição dos tratamentos esterco bovino, cama de frango ou esterco de codorna associados à terra de subsolo e a uma fração de 25% de substrato comercial florestal. Noventa dias após a repicagem das plântulas, foram analisadas as seguintes características morfológicas: altura da parte aérea (H), diâmetro do coleto (D), massa seca da parte aérea (MSPA), radicular (MSR) e total (MST) e o índice de qualidade de Dickson (IQD). Os resultados indicaram que as mudas produzidas com substratos formulados com a cama de frango apresentaram os maiores valores das características analisadas, sendo que o tratamento com 35% deste material proporcionou os maiores índices em H, D, MSPA, MSR, MST e IQD. A utilização de substratos renováveis pode ser indicada para produção de mudas de teca, contribuindo para a melhoria das propriedades químicas dos substratos formados e, consequentemente, para a nutrição das plantas.

Palavras-chave : esterco bovino; esterco de codorna; cama de frango; mudas florestais.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )