SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.24 número2BIOMASSA E ACÚMULO DE NUTRIENTES EM Ilex paraguariensis A. St. Hil. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

CARON, Braulio Otomar et al. EFICIÊNCIA DO USO DA RADIAÇÃO SOLAR POR PLANTAS Ilex paraguariensis A. ST. HIL. CULTIVADAS SOB SOMBREAMENTO E A PLENO SOL. Ciênc. Florest. [online]. 2014, vol.24, n.2, pp.257-265. ISSN 1980-5098.  http://dx.doi.org/10.5902/1980509814563.

A eficiência de conversão da radiação solar em fitomassa é uma variável frequentemente utilizada em modelos de simulação do crescimento das culturas, pois a produção de biomassa está relacionada com a eficiência com que uma planta converte energia radiante em química, dada pelo processo da fotossíntese. Dessa maneira, o objetivo deste trabalho foi determinar a eficiência de conversão da radiação solar fotossinteticamente ativa interceptada (RFAi) em fitomassa aérea de Ilex paraguariensis, cultivada em consórcio (Ilex paraguariensis A. St. Hil. E Pinus elliottii Engelm) e solteira. Para tanto, foram determinados a radiação solar fotossinteticamente ativa interceptada (RFAi), o índice de área foliar e a fitomassa seca das erveiras sob sombreamento e a pleno sol, sendo então, a eficiência de conversão da RFAi em fitomassa seca produzida calculada por meio da relação entre a produção de fitomassa acumulada e a RFAi envolvida. Para um mesmo valor de radiação RFAi, obteve-se maior eficiência de uso da radiação no acúmulo em matéria seca aérea de Ilex paraguariensis cultivada em consórcio. A eficiência de conversão (εb) de fitomassa seca aérea de plantas de Ilex paraguariensis em relação à quantidade de radiação solar fotossinteticamente ativa interceptada acumulada foi de 0,83 g MJ-1 no sistema consórcio e de 0,23 g MJ-1 no sistema solteiro. Apesar disso, a produção de fitomassa aérea por planta de erva-mate foi maior no sistema solteiro.

Palavras-chave : fitomassa; eficiência fotossintética; consórcio.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )