SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.26 issue1FUNGI ASSOCIATED THE SEEDS OF Enterolobium contortisiliquum: ANALYSIS OF INCIDENCE, CONTROL AND EFFECTS ON PHYSIOLOGICAL QUALITY WITH THE USE OF PLANT EXTRACTSSEEDLINGS PRODUCTION OF UMBUZEIRO (Spondias tuberosa Arruda Câmara) IN DIFFERENT SUBSTRATES AND SIZE OF BAGS author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Ciência Florestal

Print version ISSN 0103-9954On-line version ISSN 1980-5098

Abstract

RODRIGUES, Possidônio Guimarães; RUIVO, Maria de Lourdes Pinheiro; PICCININ, Jorge Luiz  and  JARDIM, Mário Augusto Gonçalves. CONTRIBUIÇÃO DOS ATRIBUTOS QUÍMICOS DO SOLO NO DESENVOLVIMENTO VEGETATIVO DO PARICÁ EM DIFERENTES SISTEMAS DE CULTIVO. Ciênc. Florest. [online]. 2016, vol.26, n.1, pp.59-68. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509821091.

Objetivou-se avaliar alguns componentes químicos de um Latossolo e a relação com o desenvolvimento vegetativo do paricá [Schizolobium amazonicum (Huber ex Ducke)] em diferentes sistemas de cultivo em áreas de reflorestamento no município de Tailândia, nordeste paraense. Foram avaliados os sistemas PP [paricá x puerária (Pueraria phaseoloides)], PA [paricá x acácia (Acacia mangium)] e P (paricá monocultivo) conduzidos em 5 anos pela empresa G.M. Sufredini Industrial Ltda. e coletadas amostras de solos na profundidade de 0-20 cm para análise de pH, C e N totais, H+Al, P disponível, Ca, Mg, K e Al trocáveis e calculados os valores de C/N, SB, T, V e m. O desenvolvimento vegetativo do paricá foi avaliado pela sobrevivência, mortalidade e no número de plantas defeituosas além do DAP. Os resultados mostraram que houve o aumento no teor de nitrogênio do solo no tratamento PP; a baixa fertilidade do solo no tratamento PA, mas onde o paricá obteve a maior média em diâmetro (DAP = 16,64 cm) e a maior taxa de sobrevivência no tratamento P (90,63%). Conclui-se que a relação solo-planta nos sistemas paricá e puerária e paricá em monocultivo contribuiu para o estabelecimento dos indivíduos de paricá.

Keywords : silvicultura; DAP; fertilidade do solo.

        · abstract in English     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )