SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.27 número2USO DA TÉCNICA DE RESISTOGRAFIA E DE VARIÁVEIS DENDROMÉTRICAS NA MODELAGEM DA DENSIDADE BÁSICA DE POVOAMENTOS CLONAIS DE EucalyptusCOMPARAÇÃO DAS CARACTERÍSTICAS BIOTÉCNICAS DE Sebastiania schottiana (Müll. Arg.) Müll. Arg., Phyllanthus sellowianus (Klotzscg) Müll. Arg., Salix humboldtiana Willd., E Salix x rubens Shrank índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Ciência Florestal

versão impressa ISSN 0103-9954versão On-line ISSN 1980-5098

Resumo

HOLANDA, Alan Cauê de et al. APORTE DE SERAPILHEIRA E NUTRIENTES EM UMA ÁREA DE CAATINGA. Ciênc. Florest. [online]. 2017, vol.27, n.2, pp.621-633. ISSN 1980-5098.  https://doi.org/10.5902/1980509827747.

A Caatinga é um dos biomas brasileiros no qual se registram os maiores índices de degradação, associada, principalmente, à supressão da vegetação para produção energética e prática da agricultura de subsistência, ocasionando interferências na ciclagem de nutrientes. O objetivo do trabalho foi quantificar e analisar quimicamente a deposição de serapilheira em um fragmento de Caatinga, localizado no município de Pombal - PB. Foi coletada mensalmente, durante 12 meses, e separada em diferentes frações (folhas, estruturas reprodutivas, galhos e miscelânea) toda serapilheira depositada em coletores de 1,0 m2 de área, distribuídas de forma sistemática. Os nutrientes analisados foram N, P, K, Ca e Mg. A deposição anual de serapilheira foi de 3.785,67 kg ha-1, composta predominantemente da fração folha com 70,2%, seguida pela fração estruturas reprodutivas com 18,3%. Os teores de nutrientes na serapilheira seguiram a ordem Ca>N>K>Mg>P. O teor de nutrientes nas frações varia em função do tempo e há evidências de sua relação com a precipitação pluviométrica. A deposição da serapilheira coincidiu com o período de sazonalidade da Caatinga.

Palavras-chave : produção de serapilheira; resíduos orgânicos; ciclagem de nutrientes.

        · resumo em Inglês     · texto em Português     · Português ( pdf )