SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue2Behavior disorders and subjective burden among caregivers of demented patientsVerbal and non-verbal semantic impairment: From fluent primary progressive aphasia to semantic dementia author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

FOSS, Maria Paula et al. Grupo para cuidadores de pessoas com demência: um estudo comparativo. Dement. neuropsychol. [online]. 2007, vol.1, n.2, pp.196-202. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/s1980-57642008dn10200013.

Desde que as demências levam a necessidade de cuidadores, um Grupo para Cuidadores de Pessoas com Demência (GC) formou-se e no presente estudo comparou-se as variáveis psicossociais, qualidade de vida, ansiedade e sobrecarga do cuidador num Grupo para Cuidadores de Pessoas com demência (GC) e outro com cuidadores que não estavam envolvidos nesse serviço (não-GC).

Métodos:

19 cuidadores primários participantes do grupo (grupo GC) foram estudados e comparados com 13 que não participaram desses grupos (grupo não-GC) Os instrumentos utilizados foram Qualidade de Vida da Organização Mundial de Saúde (WHOQOL-abreviada), Inventário de Ansiedade Traço-Estado (IDATE) e Escala de Carga do Cuidador (ECC).

Resultados:

Os dois grupos não diferiram em relação à média de idade e o gênero (p<0,05). Os cuidadores do GC tinham maior escolaridade e eram trabalhadores de serviços, sendo a maioria deles filhos dos pacientes. No Não-GC a ocupação mais freqüente foi de donas de casa, sendo a maioria cônjuges. Na WHOQOL, houve diferença significativa (p<0,05) entre os grupos, nos domínios físico, relações sociais e meio ambiente (GC>não GC). No IDATE, houve diferença significativa (p<0,05) na subescala Traço (GC>não GC), mas não na subescala Estado. Não houve diferença significativa na ECC.

Conclusão:

O GC pareceu beneficiar seus participantes, com prováveis repercussões positivas sobre os pacientes, principalmente na qualidade de vida dessas pessoas.

Keywords : cuidadores; demência e intervenções não-medicamentosas..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )