SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.1 issue3Mini-Mental State Examination and proton spectroscopy of the posterior cingulate in Alzheimer diseaseSensitivity and applicability of the Brazilian version of the Brief Assessment of Cognition in Schizophrenia (BACS) author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

LOPES, Leonardo da Costa et al. Prevalência de deficit auditivo em pacientes com comprometimento cognitivo leve. Dement. neuropsychol. [online]. 2007, vol.1, n.3, pp.253-259. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642008DN10300006.

A relação entre audição e cognição está bem estabelecida em demências, porém não no comprometimento cognitivo leve (CCL). Objetivo: Propomos um estudo para determinar a prevalência de deficit auditivo em idosos portadores de CCL e controles. Métodos: Foram avaliados 29 pacientes com CCL e 24 controles. Analisamos as perdas de memória e de audição através de testes, como o Mini Exame do Estado Mental, o Escore Clínico de Demência e o HHIE-S (Hearing Handicap Inventory for the Elderly Screening). Vinte e dois pacientes com CCL e 19 controles foram submetidos a audiometrias. Resultados: O grupo CCL apresentou mais queixas auditivas (68,9%) se comparado com o controle (25%) (p=0.001). Não foram encontradas diferenças na intensidade da queixa auditiva, medida pelo HHIE-S. Foram detectadas diferenças entre a média dos limiares auditivos de pacientes com CCL (23,4±11,3 dB) e de controles (16,0±10,1 dB) (p=0,03). Conclusões: Existe significativa associação entre CCL e perdas auditivas. O deficit auditivo em pacientes com CCL pode ser um fator contribuinte para o declínio cognitivo ou estar relacionado a um mesmo processo neuropatológico, devido à lesão de áreas corticais relacionadas à audição. O diagnóstico precoce de perdas auditivas em pacientes com CCL pode permitir uma abordagem mais adequada desta doença.

Keywords : demência; memória; audição; audiometria; idosos..

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )