SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 número1Uma nova bateria de rastreio cognitivo computadorizada (CompCogs) para o diagnóstico precoce da doença de AlzheimerHabilidades de planejamento em crianças com idade entre 4 anos e nove meses e 8 anos e meio: efeitos da idade, inteligência fluida, tipo de escola na performance do teste da Torre de Londres. índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

COUTINHO, Gabriel et al. Padronização do grupo normativo da terceira versão do teste de atenção visual - TAVIS. Dement. neuropsychol. [online]. 2008, vol.2, n.1, pp.20-25. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642009DN20100005.

Embora a avaliação objetiva da atenção seja de extrema importância para a prática clínica, observa-se escassez de testes neuropsicológicos com padronização brasileira para esta função. Objetivo: O objetivo do presente estudo foi desenvolver um grupo normativo de referência para a terceira versão de teste computadorizado de atenção visual (TAVIS-3), destinado à avaliação de crianças e adolescentes com idades entre 6 e 17 anos. Métodos: 631 alunos de 3 instituições de ensino da cidade do Rio de Janeiro foram submetidos ao TAVIS-3, administrado por aplicadores treinados, mediante autorização dos pais. Resultados: A divisão dos grupos etários levando-se em consideração as diferenças de desempenho permitiu identificar faixas etárias de 6 aos 10 anos (com escores para cada uma das 5 idades compreendidas); de 11 a 12 anos e de 13 a 17 anos. Três tarefas distintas de atenção (seletiva, alternada e sustentada) foram padronizadas para cada faixa etária avaliada. Conclusões: A padronização de grupo normativo para o TAVIS-3 permitiu individualizar o desempenho de acordo com a idade, para uso como instrumento de avaliação neuropsicológica de atenção.

Palavras-chave : atenção; neuropsicologia; testes computadorizados.

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )