SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.2 issue1Functional communication ability in frontotemporal lobar degeneration and Alzheimer's diseaseSubjective memory complaints and cognitive performance in a sample of healthy elderly author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

MARCHIANI, Nathalia Carollina Peruzza; BALTHAZAR, Marcio Luiz Figueredo; CENDES, Fernando  and  DAMASCENO, Benito Pereira. Atrofia hipocampal e desempenho na memória verbal episódica no comprometimento cognitivo leve amnéstico e na doença de Alzheimer leve. Dement. neuropsychol. [online]. 2008, vol.2, n.1, pp.37-41. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642009DN20100008.

Avaliar os volumes hipocampais (VH) em pacientes com doença de Alzheimer (DA) leve e comprometimento cognitivo leve amnéstico (aCCL). Métodos: Estudamos 42 sujeitos maiores de 50 anos, incluindo 14 com DA leve, 14 com aCCL e 14 controles. Todos foram submetidos ao teste de aprendizado auditivo verbal de Rey (TAAVR) para avaliação de memória episódica, ao teste de extensão de dígitos direto e indireto do WAIS-R, para avaliação de memória operacional e atenção e ao Mini Exame do Estado Mental (MEEM). As medidas de volumetria hipocampal foram obtidas de acordo com as diretrizes anatômicas de um protocolo padrão usando imagens coronais ponderadas T1 inversion-recovery de 3 mm. Os VH foram corrigidos para a variação do volume intracraniano total. Não houve diferença significativa entre os 3 grupos quanto a idade e escolaridade. Resultados: No TAAVR houve um continuum no desempenho dos 3 grupos, com os pacientes com DA leve evocando menos palavras, os controles mais e os aCCL mostrando um desempenho intermediário em todos os subitens. Encontramos também uma assimetria entre os VH, com o lado esquerdo menor que o direito nos 3 grupos. O teste de análise de variância (ANOVA) seguido do teste post hoc de Tukey para comparações entre os VH dos grupos mostrou diferença significativa entre controles e DA e aCCL, mas não entre DA e aCCL. Encontramos também correlação estatística significativa entre os VH e o desempenho no TAAVR. Conclusões: As estruturas do lobo temporal medial estão intimamente ligadas ao desempenho de memória episódica tanto no envelhecimento normal quanto no aCCL e DA.

Keywords : atrofia hipocampal; MRI; memória; doença de Alzheimer; transtorno cognitivo leve.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )