SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.3 número1Disfunção cognitiva na cardiopatia chagásica crônicaDo attention deficit/hyperactivity disorder symptoms exist among Brazilian indigenous children? índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Indicadores

Links relacionados

Compartilhar


Dementia & Neuropsychologia

versão impressa ISSN 1980-5764

Resumo

SABOYA, Eloisa et al. Ausência de déficits de funções executivas em adultos portadores de TDAH provenientes de amostra clínica brasileira. Dement. neuropsychol. [online]. 2009, vol.3, n.1, pp.34-37. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642009DN30100007.

Déficits de funções executivas foram previamente documentados em portadores de Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH).

Objetivo:

O presente estudo objetivou comparar medidas de funções executivas entre adultos portadores de TDAH e controles normais, pareados por idade, sexo e escolaridade.

Métodos:

Vinte e três adultos auto-referidos diagnosticados como portadores de TDAH de acordo com os critérios do DSM-IV e vinte e cinco controles foram avaliados com bateria de testes neuropsicológicos, que incluía: Teste de Seleção de Cartas de Wisconsin, Torre de Hanoi, Amplitude de Dígitos , Teste das Trilhas (A e B), Teste de Stroop e Matrizes Progressivas de Raven.

Resultados:

O desempenho dos portadores de TDAH não diferiu de forma significativa dos controles em nenhum dos testes utilizados.

Conclusão:

A bateria de testes de funções executivas utilizada no presente estudo não foi capaz de discriminar adultos portadores de TDAH de controles desta amostra clínica.

Palavras-chave : Transtorno do Déficit de Atenção e Hiperatividade; atenção; funções executivas; testes neuropsicológicos; adultos..

        · resumo em Inglês     · texto em Inglês     · Inglês ( pdf )