SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.4 issue3Longitudinal cognitive screening study in community-dwelling individualsSociodemographic profile and level of burden of dementia patients' caregivers who participate in a support group author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Indicators

Related links

Share


Dementia & Neuropsychologia

Print version ISSN 1980-5764

Abstract

NETTO, Tânia Maria et al. Programas de intervenção de memória de trabalho em adultos: Uma revisão sistemática. Dement. neuropsychol. [online]. 2010, vol.4, n.3, pp.222-231. ISSN 1980-5764.  https://doi.org/10.1590/S1980-57642010DN40300011.

Essa revisão sistemática teve como objetivo identificar os delineamentos, procedimentos, e resultados dos estudos empíricos que investigaram intervenções neuropsicológicas de memória de trabalho em adultos.

Métodos:

Foi realizada uma busca da literatura nas bases de dados PubMed e LILACS, utilizando as palavras-chave memória de trabalho working memory AND (training OR rehabilitation OR intervention) AND adult, ou memória de trabalho E (treino OU reabilitação OU intervenção) E adulto.

Resultados:

De sete estudos encontrados, três eram estudos randomizados controlados, dois eram relatos de casos, um era um ensaio clínico, e um estudo, de avaliação neuropsicológica. Em relação ao tipo de programa e amostra, três estudos foram conduzidos utilizando programas globais de intervenção com idosos saudáveis e quatro utilizaram-se de programas específicos de intervenção com amostras clínicas de pacientes neurológicos.

Conclusões:

A efetividade dos programas de intervenção em memória de trabalho foi mais evidente em estudos que empregaram métodos específicos de reabilitação com amostras clínicas neurológicas, quando comparados àqueles baseados em programas gerais de intervenção com adultos saudáveis. Existe necessidade de estudos empíricos que verifiquem a eficácia de programas de intervenção em memória de trabalho que possam contribuir com orientações adequadas para neuropsicológos clínicos e para futuras pesquisas.

Keywords : memória de trabalho; reabilitação; estudos de intervenção; efetividade; adultos.

        · abstract in English     · text in English     · English ( pdf )